sexta-feira, 1 de junho de 2012

PEQUENAS PAUSAS FAZEM BEM AO CÉREBRO


A IMPORTÂNCIA DOS INTERVALOS NOS ESTUDOS.

Dicas de concurseiros experientes
Quando estamos focados em atividades de preparação para provas ou concursos, seja resolvendo questões, ou em leituras, por períodos maiores que duas horas (120 minutos), o cérebro apresenta perda de rendimento devido ao cansaço mental.
Para evitar que isso ocorra proceda como se estivesse em uma viagem de carro, de longa duração,  e programe paradas estratégicas, que serão benéficas para você como condutor e para seu veículo.
No caso dos estudos, pare a cada 40 minutos e dê uma pausa de 5. Levante-se, ande um pouco, e deixe seu cérebro relaxar. Esse relaxamento se estenderá a todo seu corpo.
Você poderia argumentar .....”se a cada duas horas perco 15 minutos, então em dez horas perderei 75 minutos”..... a resposta é: você não perde esses preciosos minutos, porque energiza-se física e mentalmente. O cérebro tem mais fôlego e um melhor desempenho na concentração e motivação.
Muitos estudantes/candidatos estudam 10 ou 12 horas diárias, e totalizam de 60 a 72 horas semanais ou mais, e isso demonstra existir um condicionamento físico e mental.  
Treine e habitue-se a executar metas diárias com programas  pré-definidos  de estudo das diversas matérias da prova/concurso, sem esquecer das necessárias pausas.
Dessa maneira não haverá perda de concentração e, principalmente, não haverá a ocorrência de fadiga mental.
Evidentemente isso varia de pessoa para pessoa. Os limites individuais são muito diferenciados. Cabe a cada um adequar-se a um modelo próprio, visando a obtenção de melhores resultados, que serão decorrentes da sua disciplina  na sequência do programa de estudos  pré-estabelecido. Mas, acredite, seu cérebro vai agradecer as pausas.
E você terá um rendimento muito melhor, qualitativa e quantitativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário