sábado, 9 de junho de 2012

DIFERENÇAS ENTRE UM LÍDER E UM CHEFE


AS DIFERENÇAS ENTRE O LÍDER E O CHEFE

Relação de poder
O Líder tem seu poder no respeito obtido diante de seus colaboradores.
O Chefe tem seu poder devido à posição hierárquica. A equipe é subordinada.
Com relação aos novos membros da equipe
O Líder orienta, treina e acompanha o  desempenho do novo funcionário.
O Chefe descreve as tarefas e encaminha o novo funcionário para o trabalho.
Motivação
O Líder inspira e conduz os colaboradores através do bom exemplo.
O Chefe usa a hierarquia para forçar os subordinados para o trabalho.
Lidando com erros
O Líder, em particular, orienta o colaborador e mostra o modo correto.
O Chefe humilha o subordinado publicamente. Adora que haja uma plateia.
Elogios
O Líder elogia o desempenho do colaborador e, geralmente, o faz em público.
O Chefe tem dificuldades em elogiar. Raramente elogia um subordinado.
Sucesso
O Líder assume os erros. São de sua responsabilidade, que gerenciou o quadro de colaboradores. Os acertos são de toda a equipe.
O Chefe reclama para si todos os acertos. Os erros são dos subordinados.
Pessoas
O Líder trata os colaboradores como seres humanos,  que desejam crescer
na carreira e tem muitas emoções e aspirações e objetivos.
O Chefe usa os subordinados como números e quer seu próprio crescimento.

Em qualquer que seja a sua área de atuação, iniciativa pública, 
serviço público ou outra, procure saber se você tem um Líder ou um Chefe, 
porque vai evitar muitos dissabores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário