Currículo:
Mitos e Verdades
Ao longo dos anos, várias lendas e mitos relacionados ao preenchimento
de um bom currículo foram disseminados como verdades. O documento, que
representa o histórico profissional do candidato, é o primeiro contato que a
empresa contratante mantém com o individuo e por isso deve ser preenchido com
cautela.
Listamos abaixo os principais “conselhos” que as pessoas distribuem e
sinalizamos o que é adequado e o que não é. Siga nossas dicas, cadastre seu
currículo na Manager Online, e aumente consideravelmente suas chances de
conseguir um novo emprego.
“Currículo: quanto maior melhor.”
Mito! É irrelevante para o recrutador saber onde você cursou o primário ou detalhes sobre seus últimos 17 empregos. Um bom currículo deve ser claro e coerente com seu objetivo de profissional; por isso destaque o essencial e elimine tudo o que for supérfluo
.
“Junto ao currículo, é sempre bom
anexar comprovantes das experiências anteriores.”
Não faz sentido enviar junto ao
currículo tais comprovantes. Primeiro porque não há nenhum motivo para que o
selecionador duvide da veracidade de suas informações. Depois, tais documentos,
se solicitados, normalmente são pedidos em outras etapa do processo seletivo.
“Distribuir currículos à moda antiga é
mais seguro, por isso sempre os entregue em mãos.”
Está mais do que comprovado que a maior
parte das empresas tem preferido receber currículos pela internet por ser mais
fácil catalogar e organizar os perfis dos candidatos. Prático e seguro, o site
da Manager Online oferece comodidade e segurança tanto para empresas
quanto para profissionais.
“Marketing pessoal é fundamental.”
Cuidado! Muitas pessoas incluem em seus
currículos um apanhado de adjetivos a fim de enaltecer suas aptidões. Às vezes
a empolgação é tanta que as qualidades chegam a parecer ilegítimas. Por essa
razão, todo o cuidado é pouco na hora de expor suas características. Prefira
evitar exageros, não mentir e ser cuidadoso. Na dúvida siga essas dicas.
“O importante é ser original.”
Não tente enfeitar seu currículo com grafismos, desenhos ou qualquer outro artifício que desvie (ou atraia de maneira negativa) o foco para ele. Com exceção de designers e publicitários, que normalmente precisam mostrar criatividade, tenha em mente que um bom currículo é um currículo simples..
Agora que você já sabe o que é mito e o
que não é, clique no banner e cadastre seu currículo na Manager Online!
por: Thiago Dantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário