terça-feira, 12 de junho de 2012

SEJA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Grande erro das pessoas que procuram emprego

Você procura emprego, então você está vendendo seus serviços. A empresa que contrata, está desejando encontrar e comprar uma solução para algum problema. A essência do processo de contratação é a identificação do problema existente e o encontro da  solução desse problema.
Quando se pergunta às pessoas que estão procurando emprego: "O que você faz?", a resposta, invariavelmente é: "Sou um gerente de finanças" (ou de marketing, supervisor de produção etc.). Raramente alguém fala que soluciona problemas na empresa onde trabalha.
Tenha coragem de redefinir o que você faz. Fale em termos do tipo de problema que você sabe e pode solucionar. É um imenso diferencial na procura de emprego.
Vejamos a colocação de alguns exemplos:
- "Eu crio e desenvolvo campanhas de marketing de baixo custo."
- "Eu vendo contratos de prestação de serviços de elevado vulto para as empresas."
- "Eu racionalizo processos de produção com redução de custos."
- "Eu crio programas de motivação para melhorar o ambiente da empresa."
- "Eu organizo e aperfeiçoo bancos de dados em vários sistemas."
Note como cada frase como as acima pode ser vista como a solução de problemas.  
Comunicar isso é muito mais eficiente do que falar: “Sou gerente financeiro” ( ou de produção, ou de recursos humanos ou de informática).
Empresas precisam contratar colaboradores para solucionar problemas. Você vai ter muito mais chance de contratação se apresentando como a solução de problemas.
Imagine a diferença da resposta de uma empresa se você enviar uma campanha de cartas dizendo que você está procurando uma oportunidade de resolver determinados problemas, em vez de dizer que você está procurando emprego como gerente ou qualquer outra função.
Enfatize que você é uma ótima opção para solucionar os problemas  existentes e os que surgirão.
Encoraje-se. Faça uma profunda reflexão sobre os tipos de problemas que sabe resolver. Muitos encontrarão dificuldades nessa definição. Trabalhe nisso! Utilize sua experiência para definir os problemas que você tem competência para resolver e alguém vai contratar você!
Com o amadurecimento profissional, você será mestre em algum assunto, na solução de alguns tipos de problemas. Se você for, verdadeiramente, um mestre, nunca vai faltar trabalho para você!
Aos 50 anos de idade, metade dos executivos perde lugar no mercado de trabalho - muitos porque não conseguem definir os problemas que solucionam e porque não são mestres.
Logo, mostre-se como solucionador de problemas, e não como mais um entre milhares de pessoas que só querem um emprego para pagar suas contas e tocar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário